Teste do pezinho é um exame realizado através de algumas gotas de sangue colhidas normalmente dos pés do bebê e o período para sua realização é do 3º ao 5º dia de vida do recém-nascido, por esse motivo, é importante ficar atento para não perder essa data.
Através desse teste é possível detectar diversas doenças as quais nem sempre apresentam sintomas aparentes quando do nascimento, dessa forma, quanto mais cedo identificadas, maiores serão as chances de se iniciar o tratamento, evitando problemas futuros e muitas das vezes, diminuindo ou eliminando os efeitos da doença.
Atualmente na rede pública o teste do pezinho identifica apenas 6(seis) doenças, porém, com a chegada da Lei 14.154, a partir de maio/2022 esse número foi ampliado de 6(seis) para 50(cinquenta) doenças.
Importante - se você possui convênio, vale verificar com antecedência, pois a maioria deles oferece cobertura para teste estendido.
Apesar do furinho feito pela agulha ser quase indolor, a sensação nova faz com que o bebê chore (uns mais outros menos) e é normal, o importante é ter em mente que esse exame se faz necessário para o bem do bebê.
Dica - Se a mamãe estiver insegura, peça ajuda ao papai ou, outra pessoa de confiança, para que acompanhe o bebê durante a coleta.
Se possível, amamente o seu bebê após o exame, pois o aleitamento materno reduz a dor e o stress causada pela coleta.
Atenção - após realizado exame tenha cuidado durante as trocas, banho e até mesmo ao pegar no colo, evitando manipular os pezinhos, pois ainda podem estar doloridos e, caso no dia do exame o bebê fique mais sensível, fique tranquila(o) pois é normal que isso aconteça, no entanto, em caso de dúvida, entre em contato com a médica pediatra.
ENSAIO NEWBORN - Em virtude do stress em que o bebê é exposto durante o exame, realizamos os ensaios em outra data, de preferência após 2 (dois) dias da coleta. Para nós a prioridade sempre será o bem-estar do recém-nascido.
E aí, me conte se essa informação foi útil para você e, caso acredite que outra mamãe possa se beneficiar, não deixe de compartilhar! 😉